II Seminário Internacional Desfazendo Gênero acontecerá na UFBA

O grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS) divulgou a data de realização do II Seminário Internacional Desfazendo o Gênero – dias 5, 6 e 7 de setembro de 2015, na Universidade Federal da Bahia.  O evento contará com uma conferência da filósofa Judith Butler, uma das mais importantes teóricas dos estudos “queer” (teoria sobre gênero que entende a orientação e a identidade sexual dos indivíduos como resultados de um constructo social). Além disso, deverá ocorrer uma mostra artística, coordenada pelo professor Djalma Thürler, também coordenador do CUS.

“Será a primeira vez que Butler fará uma conferência no Brasil e estamos muito felizes por ela ter aceitado o nosso convite para vir ao evento, que leva o nome de um dos livros mais importantes dela, que ainda não foi traduzido em nosso país”, afirma o coordenador do CUS, professor Leandro Colling e integrante da comissão organizadora do seminário.

O Seminário Internacional Desfazendo Gênero foi criado em 2013 na UFRN, pelo núcleo Tirésias para estimular um espaço específico para os estudos e ativismos queer no país. “Na primeira edição, em Natal, o CUS se responsabilizou em realizar a segunda edição, em Salvador. Agora estamos fazendo parcerias com várias instituições e grupos da Bahia para realizar um grande evento aqui na UFBA”, explicou Colling. A primeira reunião para construir as parcerias teve a presença de 12 representantes de programas de pós-graduação da UFBA (Poscultura, EISU, PPGNEIM, Poscom), UNEB (Pos-crítica), UFRB e Comissão Especial de Diversidade Sexual da OAB.

O tema do evento com o calendário completo e a programação serão divulgados em breve. Mais informações no site do CUS.

Tags: ,