Fashion Revolution

O Fashion Revolution Day é um movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável, ativistas, imprensa e acadêmicos que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh no dia 24 de abril de 2013 deixando mais de 1.133 mortos e 2.500 feridos. A campanha surgiu com os objetivos de: aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo; mostrar ao mundo que a mudança é possível através da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável; criar conexões e trabalhar rumo à mudanças de longo prazo, exigindo transparência na indústria e nos negócios.

Em 2017, a Fashion Revolution Week Salvador acontece de 26 a 29 de abril, no Lalá Multiespaço e Ateliê Lull, ambos no Rio Vermelho.

A atividade é uma realização da Justa Moda, produção da Ritos Produções, com apoio financeiro da Secretaria de Cultura da Bahia, através do edital de Economia Criativa do Fundo de Cultura.

Confira a programação completa:
26/04/17

18h – Lalá Multiespaço
Abertura da exposição Quem fez sua roupa?
Apresentação musical com Cibelle

27/04/17

9h às 13h – Atelier Lull
Oficina Justa Saia – Moda, sustentabilidade e costura (Ana Fernanda Souza /Bahia)
Um debate dialogado sobre a cadeia da produção de moda e sobre a costura como uma solução para reduzir o impacto dessa cadeia sobre o meio ambiente. As participantes vão ter os primeiros contatos com a máquina de costura e entender como funciona a cadeia de produção de moda, ao mesmo tempo em que cortam e costuram suas próprias saias.

14h às 18h – Atelir Lull
Oficina Roupa Re-feita (Thais Faria / Rio de Janeiro)
Os inscritos irão aprender com a estilista técnicas simples de customização e upcycling que vão dar nova vida à sua roupa e fazer dela uma protagonista do seu guarda-roupa outra vez. Tudo simples e divertido.

28/04/17
9h às 13h – Atelier Lull
Oficina Roupa Re-feita (Thais Faria / Rio de Janeiro)
Os inscritos irão aprender com a estilista técnicas simples de customização e upcycling que vão dar nova vida à sua roupa e fazer dela uma protagonista do seu guarda-roupa outra vez. Tudo simples e divertido.

9h às 12h – Lalá Multiespaço
Bate papo com Blogueiras – com Ana Soares (Hoje vou assim off / Rio de Janeiro) e Marina Colerato (Modefica / São Paulo)

10h às 20h – Lalá Multiespaço
Bazar e Feira Fashion Revolution

14h às 18h – Atelier Lull
Oficina Acessórios com Resíduo Têxtil (Adriana Costa /São Paulo)
O resíduo que seria descartado pela indústria têxtil ganha vida nas mãos da designer Adriana Costa, na forma de acessórios originais e sustentáveis. A designer vai compartilhar com os inscritos as técnicas adotadas em seu trabalho.

14h às 18h – Lalá Multiespaço
O futuro da roupa (Mari Pelli / Florianópolis)
O modo como fazemos e consumimos roupa precisa mudar e quem se propõe a trabalhar no universo da moda precisa repensar o seu o papel. A Oficina ajuda os participantes a desenhar um guia prático sobre como é possível começar a criar agora o futuro da moda, trabalhando na construção de diretrizes para construir projetos/iniciativas/negócios mais alinhadoscom o mundo em que vivemos.

29/04/17

9h às 20h – Lalá Multiespaço
Bazar e Feira Fashion Revolution

9h às 12h – Lalá Multiespaço
Bate Papo Faça Algo! Caminhos para uma moda diferente, com Marina Colerato (Modefica / SP), Kiko Kislanky e Zé Pimenta (Euzaria), André Campos (ONG Repórter Brasil / SP) e Ana Soares (Hoje Vou Assim Off).

15h às 18h – Lalá Multiespaço
Bate papo Quem faz a revolução da moda? Panorama da indústria da moda hoje, com Phaedra Brasil (Senac BA), Bia Simon (UNEB), Mari Pelli (Roupa Livre / SC) e Adriana Costa (Agama).