Ensaio aberto de Pavio Curto no Martim Gonçalves

Pavio Curto põe a comunidade em cena: espetáculo foge dos estereótipos e mostra a periferia pelo olhar da juventude

O Teatro Martim Gonçalves (Escola de Teatro da Ufba, Canela), será palco – nos  dias 01 e 02 e 03 de julho, sempre às 20h – dos ensaios abertos de Pavio Curto, um espetáculo de denúncia contundente e bem humorada à sensacionalização da miséria. A atividade faz parte dos propósitos de criação coletiva da peça teatral, resultado do projeto do Núcleo de Formação Artística (NUFA) do Ponto de Cultura do Cine-Teatro Solar Boa Vista, constituído a partir de diversas oficinas artísticas, incluindo a de formação de atores. Destes, 15 participam do espetáculo e nove moram em bairros populares.

Com muita música, dança e enveredando pelo universo do hip-hop a comunidade entra em cena no Pavio Curto para contar a história da Baixinha, uma das muitas comunidades periféricas de Salvador, que vê o oportunismo e a manipulação do apresentador de um programa investigativo policial que divulga imagens de três jovens da comunidade que encenavam para um documentário realizado na comunidade uma venda de drogas. O apresentador divulga as imagens como verdadeiras e eles passam a ser perseguidos como traficantes. Indignados e cansados de verem na televisão essa imagem deturpada e pejorativa da periferia, os jovens desmascaram o apresentador e mostram a verdadeira face da comunidade.

“É uma crítica a merchantização da desigualdade social, a estandartização da fome, da violência e da inoperância do poder público em oferecer educação de qualidade, saúde, emprego, ou seja, dignidade a população que mora nas periferias da cidade. Pavio curto parte da necessidade da reflexão sobre o olhar da mídia às comunidades do subúrbio e os instrumentos utilizados pelo sistema para ludibriar, manipular e acomodar a população pobre desse país” explica a diretora da peça Fernanda Júlia. “Este espetáculo é uma grande homenagem a todas as favelas do Brasil e da Bahia. Pois a arte mostra a força da Periferia”, reforça.

A estreia de Pavio Curto será no Cine-Teatro Solar Boa Vista, no dia 22 de julho, às 20h. O espetáculo segue em temporada nos dias 23 e 24, 29, 30 e 31 de julho, a preços populares. O projeto conta com o apoio institucional da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).

O quê: Ensaio aberto do Pavio Curto
Direção: Fernanda Júlia
Com: Brunno Motta, Diego Alcântara, Elaine de Souza Silva, Evana Jeyssan, Flávia Fonseca, Fernanda Beltrão, Lucas Lacerda, Mariana Borges, Paula Fernandes, Pedro Albuquerque, PC Santos, Renato Fernandes, Ricardo Albuquerque, Tom Reis e Viviane dos Santos
Onde: Teatro Martim Gonçalves (Escola de Teatro da Ufba, Canela)
Quando: 01, 02 e 03 de julho, sempre às 20h
Quanto: Gratuito
Produção: Ritos Produções | Apoio Institucional: FUNCEB

Tags: