Projeto promove itinerância artística em feiras livres

Cultura cigana é o mote para performances de rua no recôncavo e capital da Bahia

Considerando a invisibilidade da comunidade cigana, o Projeto Cambana pretende trazer à tona alguns ícones da cultura calón (ciganos provenientes da Península Ibérica), através de construções cênicas com estética contemporânea e multidisciplinar (com teatro, dança, performance e vídeo). Desde 2010, uma pesquisa vem sendo realizada junto a grupos Calóns  em acampamentos da região do Recôncavo Baiano, coordenada pela pesquisadora em artes cênicas da UFBA, Maicyra Leão. “Diferentemente do imaginário cigano dominante – mais próximo do cigano antigo europeu, os ciganos baianos possuem particularidades tanto em relação a seu cotidiano, quanto a sua tradição e musicalidade”, afirma Maicyra, que também é professora do Núcleo de Teatro da Universidade Federal de Sergipe.

As criações dialogam com aspectos da experiência de convívio com essas comunidades e foram criadas por um grupo de artistas convidados – Coletivo Provisório. Uma manequim-cigana-ciborgue coloca cartas no meio da feira, um cinema, gaiolas, vestidos, monóculos, carrinho de mão e o arrocha comendo no centro em meio a muitas lonas, cor, e improviso. As encenações acontecerão simultaneamente nas feiras livres das cidades, em meio às barracas dos feirantes e também de forma itinerante, por onde circulam os transeuntes.

As apresentações de Cambana acontecerão entre os dias 02 e 11 de março de 2012, nas cidades de Muritiba, Cachoeira e São Felipe, e em Salvador a apresentação será realizada na feira do Nordeste de Amaralina. Este projeto tem o patrocínio do Fundo Iberescena e foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz.

Mais informações no blog http://cambana.wordpress.com/.

SERVIÇO

O quê: Projeto Cambana

Quando e onde:

  • 02/03 – feira de Muritiba (pré-estreia)
  • 03/03 – feira de Cachoeira (estreia no FIAR – Festival de Intervenções Audiovisuais do Recôncavo)
  • 04 e 11/03 – feira do bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador
  • 07/03 – feira de Cachoeira
  • 09 e 10/03 – feira de São Felipe

Horário das apresentações: 09h e 10h

Artistas convidados: Maicyra Leão, Márcio Lima, Laura Castro, Tiago Ribeiro, Clara Passaro, Marcos Nunez, Valéria Cotaimich (Argentina), Carlos Enrique Alvarez (Argentina), Karina Juric (Argentina), Manuela Eichner, Clara Pignaton e Cacá Fonseca.