Fashion Revolution Salvador

O Fashion Revolution Day é um movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável, ativistas, imprensa e acadêmicos que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh no dia 24 de abril de 2013 deixando mais de 1.133 mortos e 2.500 feridos.

A campanha surgiu com os objetivos de: aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo; mostrar ao mundo que a mudança é possível através da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável; criar conexões e trabalhar rumo à mudanças de longo prazo, exigindo transparência na indústria e nos negócios.

Em 2017, a Fashion Revolution Week Salvador acontece de 26 a 29 de abril, no Lalá Multiespaço e Ateliê Lull, ambos no Rio Vermelho.

Salvador tem presença crescente de megalojas de departamento, bem como vem vendo os tradicionais ofícios de costura perderem seu valor. A cidade acompanha a tendência de crescimento do número de brechós, possui cursos de design de moda e uma cena de marcas locais, com visibilidade principalmente em feiras que ocupam praças públicas no período da primavera e verão. Ao mesmo tempo, a cidade está aberta para iniciativas que pautem as questões éticas e sustentáveis na moda. A ideia é trazer um pouco de reflexão sobre os temas de sustentabilidade e consumo consciente para a moda com brechós, bate-papos e oficinas. Iremos mobilizar faculdades, lojistas, imprensa para dar caldo à conversa.

A atividade é uma realização da Justa Moda com apoio financeiro da Secretaria de Cultura da Bahia, através do edital de Economia Criativa do Fundo de Cultura.

Programação completa.