Soli-Tutti

o grupo

Ensemble Vocal Soli-Tutti

Em novembro a Ritos produziu dois espetáculos do grupo francês Soli-Tutti na Bahia, em turnê pelo país. As apresentações fizeram parte  da programação do ano da França no Brasil e ocorreram no Teatro Molière (Aliança Francesa – Salvador), no dia 07 de novembro de 2009, às 20h; e no Teatro Dona Canô (Santo Amaro), no dia 08 de novembro de 2009, também às 20h.

Em Salvador o espetáculo apresentado foi o “Polifonias a capela, do Renascimento ao século XXI”, que apresentou obras polifônicas desde o Barroco espanhol até canções populares e tradicionais africanas ou latino americanas, passando por obras clássicas e obras contemporâneas francesas e européias, numa viagem que atravessa a paisagem vocal mundial.

Já em Santo Amaro, o amor – tema universal, atemporal e inesgotável – foi o  principal mote do espetáculo de canto e dança “Cantos de Amor”. Interpretadas por doze cantores, as obras Cinq Rechants de Olivier Messiaen e Oscuro Amor de Enrique Muñoz (baseado em Sonetos do poeta espanhol Federico García Lorca) trouxeram várias visões do amor que, ao mesmo tempo, se contrapõem e se correspondem. O espetáculo trouxe ainda obras coreografadas acompanhadas de partes puramente vocais, com arranjos de Jean-Philippe Dequin, de canções francesas que se tornaram de domínio universal: La Habanera, da ópera Carmen de Georges Bizet, La vie en rose de Edith Piaf e Ne me quitte pas de Jacques Brel.

O grupo Soli-Tutti foi criado em 1988. É formado por doze cantores e dirigido por Denis Gautheyrie. Esta formação realiza um trabalho surpreendente com a música contemporânea através da paixão pela criação musical e através da postura cênica que transforma e remodela a fórmula clássica de concerto. Soli-Tutti explora também músicas do mundo inteiro inspiradas em obras populares. Seus espetáculos mais recentes são Au Bois Lacté, ópera de François Narboni, e os concertos de órgão e voz com Thierry Escaich e música sacra barroca e do século XX.

Programa da turnê na Bahia (arte de Fernanda Pimenta):


VT de divulgação veiculado na TVE (produzido por Danilo Scaldaferri com imagens de divulgação do grupo):

Apoio

Esse projeto foi apoiado pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia e fez parte do programa “França.Br 2009” de Ano da França no Brasil (que ocorre entre 21 de abril a 15 de novembro de 2009), que é organizado:

-Na França: pelo Comissariado Geral Francês, pelo Ministério das Relações Exteriores e Européias, pelo Ministério da Cultura e da Comunicação e por Culturesfrance.

-No Brasil: pelo Comissariado Geral Brasileiro, pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério das Relações Exteriores.

 

Expediente:
Proponente: Leonardo Costa (Ritos Produções)
Data: 07 e 08 de novembro de 2009
Financiamento: Programa “França.Br 2009” do Ano da França no Brasil / Fundo de Cultura do Estado da Bahia