Pavio Curto

O espetáculo faz uma denúncia contundente e bem humorada à sensacionalização da miséria, com muita música, dança e enveredando pelo universo do hip hop. A Ritos Produções foi responsável pelo planejamento e pela gestão da montagem da peça Pavio Curto, resultado do projeto do Núcleo de Formação Artística (NUFA) do Ponto de Cultura do Cine-Teatro Solar Boa Vista.

A comunidade entra em cena no Pavio Curto para contar a história da Baixinha, uma das muitas comunidades periféricas de Salvador, que vê o oportunismo e a manipulação do apresentador de um programa investigativo policial que divulga imagens de três jovens da comunidade que encenavam para um documentário realizado na comunidade uma venda de drogas. As imagens são mostradas como verdadeiras e eles passam a ser perseguidos como traficantes.

Pavio Curto foi idealizado coletivamente pelo Núcleo de Formação Artística (NUFA) do Ponto de Cultura do Cine-Teatro Solar Boa Vista, que se constituiu a partir de diversas oficinas artísticas, como as de direção com Fernando Guerreiro, e de formação de atores, com Mariana Freire, Manuela Rodrigues e Deborah Moreira. Dos atores que participaram das oficinas de formação, 15 participam do espetáculo e nove são moradores de bairros populares. O projeto contou com o apoio institucional da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), e o espetáculo ficou em cartaz no Cine-Teatro Solar Boa Vista (de sexta a domingo, de 22 a 31 de julho de 2011).

 

Confira a clipagem da peça:

[issuu layout=http%3A%2F%2Fskin.issuu.com%2Fv%2Flight%2Flayout.xml showflipbtn=true documentid=110815115245-eb2484485c384872a2366db3356c12ca docname=clipagem_pavio_curto username=leo.fcosta loadinginfotext=Clipagem%20Pavio%20Curto width=420 height=272 unit=px]

Expediente:
Cliente: Núcleo de Formação Artística (NUFA)
Serviço: Planejamento e gestão
Data: primeiro semestre de 2011
Apoio institucional: Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB)