Alugo Minha Língua

Em setembro de 2011 estreou no Teatro Vila Velha, em Salvador, o espetáculo “Alugo Minha Língua”, a mais nova montagem de Fernando Guerreiro – consagrado diretor teatral baiano responsável pelos sucessos Pólvora e Poesia, Os Cafajestes, Vixe Maria Deus e o Diabo na Bahia e A Bofetada – a partir do texto inédito de Gil Vicente Tavares (Sargento Getúlio, Os Javalis e Os Amantes II).

A empreitada reuniu grandes profissionais da cena, a exemplo de Jarbas Bittencourt, que assina a trilha sonora original e Manuela Rodrigues, que faz a preparação vocal do elenco, à novidade do Supernova Teatro, núcleo de criação e produção artística fundado em 2010 pelos jovens atores Ciro Sales, Luisa Proserpio e Will Brandão, e hoje grupo em residência no Teatro Vila Velha.

O espetáculo discute, através de uma encenação marcada pela linguagem da performance e com um viés musical acentuado, as relações entre a perversão humana, a sexualidade e a sociedade de consumo. A peça visa explicitar, à luz do conceito de modernidade líquida do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, como a urgência e a espetacularização da sexualidade nas sociedades contemporâneas resultam no esvaziamento das relações humanas e no tédio.

Capa do Caderno 2+, jornal A Tarde (15/09/2011)

O projeto, que foi contemplado com o Prêmio Myriam Muniz 2010 da FUNARTE/Ministério da Cultura, conta ainda com consultoria do cenário da premiada Miniusina de Criação. Essa união entre artistas consagrados e novos talentos foi fundamental para traduzir de forma contemporânea e contundente para a cena a temática perturbadora e intencionalmente atraente do espetáculo.

Assim como a primeira ação do Supernova Teatro – o espetáculo “Os Enamorados”, que obteve grande retorno de público e mídia em suas três temporadas entre o Teatro Vila Velha e a Sala do Coro do Teatro Castro Alves – o objetivo é proporcionar ao público uma experiência artística instigante, que ultrapasse o momento da fruição do espetáculo e se estenda desde comentários na internet a ousadas discussões em mesa de bar. Alugo Minha Língua discute os conceitos e limitações que a vida em sociedade impõe às expressões comportamentais de cada indivíduo.

Expediente:
Cliente: Supernova Teatro
Serviço: Produção da montagem do espetáculo
Data: agosto a setembro de 2011
Patrocínio: Prêmio Myriam Muniz 2010 da FUNARTE/Ministério da Cultura